22
Out 08
publicado por Paulo Jerónimo, às 00:39link do post | comentar

No vídeo ADP 30ANOS, Conta-nos e confessa-nos o nosso sócio fundador Joaquim da Silva Rosa a determinada altura que. e passo a citar:

"Eu gostaria muito de falar do início daquele campo. O início daquele campo foi passado no Café Milá e nos bancos do Rossio - temos de ir falar com o Presidente da câmara, para ele nos dar um terreno para o Campo."  

Vai daí, e continua: "E um dia desloquei-me a Lisboa ver o meu filho que estava na Polícia Militar, Fui medir o campo do Belenenses, e cheguei no outro dia às cinco horas, fui medir os espaços naquele olival que lá tá onde está o campo, e então ví que cabia alí o campo do Belenenses à vontade! "

Portanto, pode-se dizer que o Clube Lisbonense de "Os Belenenses" está, nem que seja de uma forma subliminar, relacionado com as origens do Campo de Jogos onde a Associação Desportiva Portomosense daria os seus primeiros passos.

Quem diria que 35 anos depois, seria uma equipa do Belenenses a «tirar as medidas» no campo do Portomosense!

Não tive como deixar de fazer este raciocínio quando soube que uma equipa do Belenenses, Campeã nacional em titulo de râguebi sub-16 usufruiria de apoio logístico por parte da ADP, no estágio que faria em Leiria. Desde Logo me veio a ideia que aquele era um momento digno de nota, pelo que aqui fica a «fotografia de família» Para a posteridade, e dedico-a ao Sr. Joaquim da Silva Rosa, que concluía o seu testemunho no vídeo afirmando que "Ora, ninguém pensava que aquilo chegava onde chegou. Ninguém pensava..."

______

Depois de no serão do último Sábado serem apoiados logisticamente pela ADP, Os Belenenses de sub-16 de râguebi concluíram o estágio por marcar presença no Domingo nas instalações do Centro de Formação da ADP, onde almoçaram, e fizeram questão de confraternizar com equipa sénior de futebol que se preparava para o Jogo à poucas horas do início. Foi no balneário, que os sub-16 quiseram deixar a sua mensagem de motivação e apoio a equipa para o jogo que se seguiria, exemplificando mesmo aos nossos atletas como eram aqueles momentos finais de concentração vividos no caso deles, antes de um jogo. E num momento de «explosão» à râguebi, lá puseram em prática o seu carismático ritual,  «o grito» que tão depressa estou convencido, aquele balneário não esquecerá.

 

Antes de deixarem as instalações, Afonso Nogueira, treinador da equipa mostrava-se bastante satisfeito pelo apoio prestado, prometendo mesmo voltarem numa próxima com mais tempo para poderem conhecer melhor a Vila Forte e o seu clube. Michel Cruz, outro dos treinadores, estava igualmente bem impressionado e motivado. O Senhor António Brito, Responsável pela comitiva, mostrou-se agradecido pela colaboração e atenção dispensadas pela ADP.

 

Ficam os links do blogue das escolas de râguebi, e do texto relativo ao estágio publicado no sítio oficial desta modalidade do Belenenses e onde podem ler estas experiencias contadas pelos próprios.

por Paulo César. 

#: satisfeito

Fico muito contente que "os Belenenses" tenham gostado da Vila Forte e mais uma vez as nossas gentes provam que na arte de bem receber somos imbativeis.
Parabéns ADP e todos os seus colaboradores.
Pedro Oliveira a 22 de Outubro de 2008 às 09:00

Obrigado por todo o apoio prestado à nossa equipa. A ADP foi factor essencial para o sucesso deste estágio.

Esperamos voltar em breve com mais tempo!

Saudações desportivas,
Afonso Nogueira
Escolas de Rugby do Belenenses

Um Abraço à todos vós, Afonso!
E até breve!
Paulo Jerónimo a 22 de Outubro de 2008 às 13:25

Caro Afonso,
"Os Belenenses" tal qual a minha Académica de Coimbra, é uma daquelas instituições,clube é outra coisa...,que todos aprendemos a respeitar,pelo valor social que representam.
Nos dois anos transactos "Os Belenenses" no futebol profissional tiveram nos seus quadros um grande Academista e um grande profissional que o Jorge Jesus não larga da mão, o preparador Fisico Mário Monteiro. Um "gajo" 5 estrelas que a Académica não soube aproveitar,mais um....
Sou um adepto do "rugby", quer pelo torneio da 5,agora 6 Nações", quer pelos jogos que assisti no Universitário de Coimbra.Assiti no Estádio Sérgio Conceição,Coimbra, ao jogo fantástico da Selecção Nacional em que vencemos a Ucrânia, Mas a razão principal é que o "rugby" da AAC nos anos 90 tinha o melhor bar de Coimbra......
Gostava de ver a modalidade na ADP!...
Abraço aí para a Capital de Portugal!
Pedro Oliveira a 22 de Outubro de 2008 às 14:16

antes de mais queria agradecer pela maneira como nos receberam ,deixaram-nos almoçar e fizeram de tudo para que nao nos faltasse nada, e nao faltou.
queria tambem darvos os parabens pela vitoria
Abraço
Manuel Bonneville a 22 de Outubro de 2008 às 21:54

O estágio de râguebi ainda "mexe", por aqui:
http://belenensesrugby.blogspot.com/2008/10/ainda-se-fala-da-nossa-passagem-pelo.html

Paulo Jerónimo a 23 de Outubro de 2008 às 16:07

pesquisar
 
arquivos
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


blogs SAPO