04
Fev 09
publicado por ADP, às 00:01link do post | comentar

Muito se tem falado, muito se tem escrito, no entanto, acho por bem aqui focar este tema dos quadros competitivos, principalmente no que se refere ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão, ou de outra forma, à sua extinção na época 2010/2011.

Muitos acham que o lugar da ADP no panorama futebolistico deverá ser na 3ª Divisão Nacional, outros entendem que deverá ser no Campeonato Principal da A.F.Leiria. O que é verdade, desde o passado dia 31 de Janeiro, é que o Campeonato Nacional da 3ª Divisão será extinto dentro de 2 épocas.

 

O que gostaria de saber da vossa parte, era a vossa opinião sobre este facto, mas sempre com o pensamento do melhor para a ADP, e que decisão deve esta Direcção tomar perante este novo cenário, que a todos apanhou desprevenido. 

Bem hajam,

Luis Costa


Como simpatinzante da ADP , eu gostaria de ver era a ADP na Superliga....
Falando muito a sério, tendo algum conhecimento do que se passa e passou na ADP, penso que a estratégia passa por aproveitar o excelente trabalho da formação e ter uma equipa técnica nos Seniores que em conjunto com as equipas técnicas da formação adptei um "estilo" de jogo, ou seja um esquema em que seja uniforme em todos os escalões em que a adaptação depois nos Seniores seja mais fácil e rápida.Se todos falarem a mesma linguagem qualquer treinador que vá para ADP, sabe que tem de apostar na esmagadora maioria do Plantel em gente da Casa, não quer dizer que pontualmente não tenha quer ir ao "mercado".Desta forma não tenho dúvidas que os custos da Equipa de futebol serão mais baixos, os jovens sabem que a estratégia do clube é promover os seus jogadores, os tècnicos vêem que o seu trabalho vai ter consequência e o clube irá certamente ter sucesso desportivo e financeiro em eventuais transfrências, como tal penso que o lugar da ADP será o lugar que esta estratégia permitir. Como é óbvio esta é a minha opinião em ralação ao que eu faria se estivesse à frente de um clube de futebol.
Pedro Oliveira a 4 de Fevereiro de 2009 às 09:12

Bem, começo a ganhar aos pontos ao Paulo César nos erros de tecla.As minhas desculpas.
Pedro Oliveira a 4 de Fevereiro de 2009 às 11:30

Eu logo à partida começo por ter uma dúvida, e confesso ainda não ter lido nada, nota/documento oficial, sobre o assunto, apenas tenho lido e obtido opiniões de terceiros, blogues, jornais, comentadores de tv, etc.
E a minha dúvida,( se alguém que já tenha verificado de fonte certa e me souber elucidar), é o que sucederá com as equipas que estiverem (ou estavam) a disputar essa 3ª divisão nacional que em 2010/2011 ira ser extinta, onde uma forte probabilidade coloca os seniores futebol da ADP .

Sobem apenas duas ou três à 2ª Div. Nacional e descem as outras todas as distritais?

Sobre a decisão, uns "opinadores" dizem que é a morte do futebol distrital, outros aplaudem a FPF que é um recolocar o futebol num panorama mais equilibrado aos tempos que vivemos. Parece que há mais ou menos algum consenso, que relativamente as distritais a aposta tem de voltar a ser em ter jogadores de "escola feita no clube" os da terra, o jogar pelo amor à camisola no verdadeiro amadorismo, ao em vez do actual amor a camisola profissional, hoje o amor a camisola é de uma cor, amanha ama-se a camisola de cor diferente, e sustentar estes "amores" acarretam custos elevados para clubes de pequena dimensão, como no caso dos distritais.

Sobre a nossa ADP, Luis, se queres que te diga, actualmente não tenho bases suficientes para formar opinião se o clube tem meios e deve apostar numa ou noutra competição. Aparentemente o clube está em bom rumo para o equilíbrio, mas em que ponto está esse equilíbrio, qual o presente , e que o futuro a partida está desde já vincado para a instituição?
Bem sei que ainda recentemente chamas-te os sócios para irem discutir precisamente isso. Foi de fraca aderência...
Mas seja como for, não nos poderás fornecer mais dados por este meio, o blogue, acerca da actual situação e equilibrio da ADP?
Seja como for, a eleições directivas aproximam-se e será certamente o local e altura certa para ficar-mos mais inteirados desses assuntos. No entanto deixo o repto de avançares aos sócios/simpatizantes uma "panorámica" sobre a actual ADP, por aqui.

cumptos,
PC.
Paulo Jerónimo a 4 de Fevereiro de 2009 às 11:02

Boa tarde

Ora muito bem Paulo e Pedro

A ADP, embora tenha um rumo traçado em termos futebolisticos, que passa como o Pedro diz, pelo aproveitamento do trabalho efectuado nos escalões de formação, não deixa de puder ser penalizada por esta decisão, visto que caso aconteça que a equipa sénior seja campeã distrital, sabe de antemão que o mais certo é "descer" ao regionais na época seguinte, independentemente da sua clasificação final.
Podes colocar a questão de outra forma, que passaria por uma rejeição da ADP, caso seja campeã, de não disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão, no entanto, não podemos esquecer, que à luz dos actuais regulamentos da A.F.Leiria, isso iria implicar a descida automática ao escalão inferior, ou seja a 1ª Distrital.
Relativamente aos aspectos económico-financeiros da ADP, embora estejam controladas as dividas, o futuro não se adivinha nada fácil para pensar em algo mais do que o que está programado ser feito, ou seja, definitivamente apostar mais no trabalho efectuado na formação em todas as modalidades, e dai surgirem as constituições de plantéis séniores do clube.
Entendo eu, que não estamos numa altura para brincar com a vida das pessoas, e caso se optasse por outra estratégia, iriamos por em causa toda uma estrutura, mas acima de tudo a ADP
Luis Costa a 4 de Fevereiro de 2009 às 18:16

Copiei esta informação de um blog que penso que esclarece algumas questões relativas às mudanças:

O que muda...

Época transitória de 2009/10 - III DIVISÃO NACIONAL
96 Clubes, divididos em 8 séries de 12 equipas (6 do Continente, 1 dos Açores e outra da Madeira).
Campeonato a 2 voltas para apurar os 6 primeiros (que disputam a fase de subida).
Sobem 2 Clubes por série (total 16 Clubes) á II Divisao Nacional.
São despromovidos aos Distritais 10 Clubes por série (total 80 Clubes)

Época 2010/11 - II Divisão Nacional
48 Clubes, divididos em 3 séries de 16 Clubes.
O 1º Classificado de cada serie disputará a fase final de apuramento do campeão e sobem 2 ou 3 (mediante acordo com a Liga) á Liga Vitalis.
Descem um total de 20 Clubes aos Campeonatos Distritais.

III Divisão Nacional - Foi extinta, não existirá.

Campeonatos Distritais
Sobem 20 Clubes, os vencedores de cada Campeonato distrital, mais 1 da Madeira e outro dos Açores.
Marisa a 5 de Fevereiro de 2009 às 09:54

Obrigado Marisa,
era a informação que me faltava.
Agora, como dizia o outro, "é só fazer as contas"!
Paulo Jerónimo a 5 de Fevereiro de 2009 às 23:04

Olá Luís Costa, como tu dizes e bem, amigo de ontem, de hoje e de sempre.
Em primeiro lugar, dar-te os parabéns por queres saber a opinião dos adeptos e sócios da casa que presides. Mas para tenhas um maior numero de opiniões, seria bom que a direcção desse conhecimento do blog, através de um folheto entregue a todos os escalões de formação e nas diferentes modalidades.
Concordo com esta restruturação dos quadros competitivos da federação de futebol, porque? Por causa da vertente, competitiva e económica.
A vertente competitiva: os jogos vão ser realizados entre equipas com uma maior proximidade geográfica, passamos assim a ter os derbies locais , o que eleva o interesse por parte dos adeptos.
A vertente económica : com a menor distancia na deslocação por parte dos adeptos para ver os jogos aumenta a receita de bilheteira , e diminui o gasto que o clube faz na deslocação da própria equipa.
Por isso o meu apreço no voto favorável da AF Leiria, quando foi chamada para tal.

Neste mesmo espaço foram feitos comentários , pelo Pedro, Paulo e pela tua pessoa que já tem a ver com o objectivo interno que deve ter a nossa "Senhora" ADP , que plano deve ter para atingir os objectivos e consequentemente o modelo e como fazer formação nas diferentes modalidades. E sobre este aspecto gostava de deixar algumas notas.
Nota 1- Sobre o modelo e como fazer formação, todos nós temos as nossas opiniões , e como os campeonatos estão a decorrer, não é a altura própria , reconhecendo eu o que de bom se faz, mas...
É um tema que prometo voltar, e que gostava de saber dos outros, e se as minhas ideias são comuns ainda as do Luís Costa, ou se mudaram (Luís Costa e/ou Direcção).
Nota 2- Soube da convocatória para aprovação de contas, porque me desloquei ao café da ADP . Estanhos em tempo de crise e compreendo que se tenha que poupar não enviando a convocatória por carta para todos os sócios, mas seria interessante ser publicada neste blog. Isto porque estamos em pré campanha eleitoral, quanto mais for itens tiver melhor, para se saber a situação quem e quanto custa. Porque também por aqui passa o tal objectivo da ADP .
Nota 3- Vem ai tampos difíceis e só com a união os podemos minimizar . Como diz o Pedro não vale apena guerrinhas e invejas, mas compreendo o Luis Costa quando diz que gostava que aparecessem mais lista a sufrágio . Eu pessoalmente não, porque isso seria dividir a família dessa casa, e esse tem que ser o próximo passo, trazer as pessoas para dentro dessa casa e acredito que quem comanda agora esta a altura de o fazer.
PS- As esta linhas que escrevo são nesse sentido e só nesse sentido. Força ADP .
gil garcia a 6 de Fevereiro de 2009 às 16:08

Caro amigo Gil

Antes de mais obrigado pelo teu comentário e pela dedicação que tens emprestado a este espaço, que é de todos nós e para todos nós.
Relativamente às tuas ideias para a parte desportiva desta casa, são claramente tambem as minhas, e quanto a mim a unica forma de sustentabilidade da nossa ADP.
Em relação à divulgação deste espaço, isso já aconteceu de uma forma ou de outra, entre todos os nossos atletas.
Para finalizar, meu caro, deves ter feito alguma confusão com outra convocatória qualquer, pois ainda não está determinado o dia para a realização da mesma, sendo que a unica certeza, é que a sua realização será no próximo mês de Março, conjuntamente com o acto eleitoral.
Luis Costa a 7 de Fevereiro de 2009 às 10:26

Peço desculpa pelos erros ortográficos e pela falta de pontuação.
Foi a correr, que pois a hora era de outros a fazeres. :-)
gil garcia a 6 de Fevereiro de 2009 às 18:07

Voltei ao café da ADP , e lá estava o tal papel da convocatória.
Este, começava com: Convocatória do clube, mas mais a baixo pode-se ler que era do clube de caça (de onde!?). Como fiz confusão, as minhas sinceras desculpas a todos, principalmente a direcção do nosso clube.
Mais uma vez pedir desculpa pela má construção das frases e a pontuação errada no comentário.
As duas situações, ficaram a dever ao facto do pouco tempo que dispunha. Não quero desculpar-me, mas é um factor atenuante.
gil garcia a 11 de Fevereiro de 2009 às 10:10

pesquisar
 
arquivos
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


2003:

 J F M A M J J A S O N D


2002:

 J F M A M J J A S O N D


2001:

 J F M A M J J A S O N D


2000:

 J F M A M J J A S O N D


blogs SAPO